Aplicação medPPE "Equipamento Médico de Proteção Individual"

 

Você pode baixar o
aplicativo para iOS
seguindo este link

Apple Store Logo

 

ou usando o seguinte código QR:

medPPE Apple Store QR code
medPPE Screen

 

Você pode baixar o
aplicativo para Android
seguindo este link

Google PlayStore logo

 

ou usando o seguinte código QR:

Pode baixar o aplicativo para Android

medPPE é um aplicativo para dispositivos iOS e Android em que o trabalhador de saúde encontrará as informações necessárias sobre equipamentos de proteção individual (EPI) sugeridos pela OPAS/OMS, que devem ser utilizadas de acordo com o papel e atividade que desempenha no cuidado de pacientes com doenças, como a COVID-19, transmitidas por gotas e contato, ou durante procedimentos de geração de aerossóis (PGA).

Os trabalhadores da saúde encontrarão informações por função, nível de atenção e múltiplos ambientes de atenção primária à saúde ou unidades hospitalares. Este aplicativo também apresenta informação sobre o tipo de EPI necessário na realização de PGA e outros procedimentos em pacientes com COVID-19.

É importante lembrar que o uso de EPI não é suficiente para a proteção e que existem várias condições a serem consideradas, tais como: seguir as indicações sobre o tipo de EPI para usar, usá-lo para o tempo e da maneira adequada, conhecer e sinalizar os fluxos estabelecidos de pacientes, bem como os procedimentos assistenciais que serão realizados.

Medidas de higiene das mãos e procedimentos de retirada do EPI e o descarte e o gerenciamento de resíduos devem ser cumpridos. É igualmente importante disseminar informações e manter a formação de trabalhadores da saúde e funcionários administrativos. Além disso, os fluxos de circulação devem ser sinalizados, e pacientes e familiares informados e educados.

Deve-se considerar que os protocolos em cada país podem variar e que as diretrizes da OPAS/OMS são baseadas nas evidências técnicas disponíveis até o momento.